14 de março de 2018  08:29   /      Jocerlan Aquino

AUDIÊNCIA PÚBLICA: PREFEITO DR. GERALDO E EQUIPE PRESTAM CONTAS REFERENTE A 2017. SINSERMI E BANCADA DE OPOSIÇÃO FALTAM E RECEBEM CRÍTICAS DE ALIADOS.

    Aconteceu na última sexta-feira dia 9, na câmara de vereadores de Ipaumirim, uma audiência pública convocada pelo prefeito Dr. José Geraldo que trouxe como tema: “Transparência à Serviço da Sidadania,” com objetivo de fazer uma prestação de contas do exercício de 2017 e ao mesmo tempo, mostrar a sociedade Ipaumirinense, encaminhamentos de projetos que resultarão em investimentos para o anuênio; 2018.

    Além do chefe do executivo municipal e assessoria contábil, vários secretários estiveram presentes para responder aos questionamentos do público que compareceu em bom número.

     

    Foram eles:

    Desenvolvimento Social e Cidadania a primeira Dama, Elisângela Santana, Educação Edigler Ferreira, Obras Pedro Ribeiro, Saúde Pedro Júnior à principio, representado por Riquelme Medeiros que ocupou a pasta no ano passado, Finanças Laila Daiara, Gab. Jucielma Gouveia, Adm. José João e Transporte Jacó. Também compareceram os vereadores: Dr. Bosco Almeida, Rosineide Barbosa e a presidente Luciene Dias que não ficou até fim.

    Inicialmente foi feito a exposição de toda a movimentação financeira do primeiro ano da gestão onde ficaram evidentes os cortes constantes na arrecadação do município. O contador da prefeitura, o Sr. Antônio Avartanhas de Sousa, foi quem repassou via dados oficiais, as informações.

    Logo depois os temas: A gestão da saúde, Educação e Meio Ambiente e o impacto na queda da arrecadação do ICMS, foram de responsabilidade do Adm. Rommel Alencar.

    Pela ordem o prefeito prosseguiu com um esbolso do primeiro ano de mandato e a partir dai, foi iniciado o momento para perguntas.

    Um detalhe percebido por todos, foi à ausência da bancada de oposição e de membros do sindicato dos servidores. Para alguns, doravante, eles, os representantes e o movimento sindical ausentes, não terão legitimidade para cobrar já que se esquivaram da audiência, onde seria o “palco” para o bom combate. Uns oradores chegaram a dizer que iam cobrar explicação daqueles que jogam pedras, mas não participam de eventos como esse.

    Ao termino conversamos com Avartanhas, que  avaliou o acontecimento como importante e de fato tinha que acontecer. Isso demostra segundo ele, a boa intenção e a transparência tão buscadas nas gestões públicas. Ele garante que as quedas foram prejudicial às ações de governo.

    Já para o Adm. Rommel, a lição que se tira é a necessidade de as administrações públicas procurarem a todo o momento estarem se avaliando. Ele concorda que nos últimos anos Ipaumirim tem sido muito prejudicado com a baixa arrecadação. Ele afirmou que só o trabalho, planejamento e a coragem para expor tudo aquilo, é que vão ajudar o governo a buscar soluções.

    O prefeito Dr. Geraldo, disse da preocupação que todos estão tendo para melhoria e fazer com que, o progresso venha à passos mais largos. Ele revelou que mesmo com planejamento no ano passado foi preciso readaptar o orçamento para baixo, ou seja, teve que cortar até na própria pele. E reconhece que diante disso só foi possível fazer o mínimo. O gestor afirmou que ver uma audiência como esta importante para um diálogo junto povo e governo, para que aja compreensão quando preciso for e, questionamentos quando oportunos.

    Para a vereadora Rosineide, as informações chegaram até as pessoas. A parlamentar lamentou que algumas outras que eram para estarem presentes e não o fizeram, mas, ela destaca que isto faz parte da democracia e que momentos assim devem se repetir.

    Redação: Jotha Herre

    Fotos: Lucas Renan

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Autentificado como . Sair desta conta »

...

publicidade

// Cole o código do Google Analytics aqui