11 de abril de 2018  07:29   /      Jocerlan Aquino

Projeto arquitetônico do novo HU de Cajazeiras é concluído

    A governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira, filial da Rede Ebserh, se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 10, para receber o projeto arquitetônico final do novo Hospital Universitário de Cajazeiras. Arquitetos da empresa Santini e Rocha Arquitetos e da Unops (Escritório de Projetos da ONU), fizeram uma explanação de como vai ficar a nova unidade, já com as alterações necessárias. A equipe esteve na instituição em setembro de 2017 para apresentar o projeto, no entanto, houve mudanças.

    Arquiteto representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Pedro Henrique Santos, participou da reunião através de videoconferência e pode contribuir para os últimos ajustes. De acordo com Vinícius Medeiros, da Santini e Rocha, com o material finalizado, o próximo passo será a validação da entrega do projeto e o protocolo nos órgãos de controle e fiscalização, como os de licença ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros, que irão avaliar para uma posterior aprovação.

    Ainda estão em andamento os projetos complementares, como o hidráulico e o elétrico, que serão incorporados ao arquitetônico para que possa ser iniciada a construção do empreendimento, de acordo com a verba orçamentária. “O projeto está em ótimas mãos. Constatamos a excelente qualidade do trabalho que foi prestado. Agora o objetivo é traçar estratégias para as próximas etapas”, avaliou a superintendente Mônica Paulino.

    Acompanharam também a reunião o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Vicemário Simões, o diretor do campus da UFCG em Cajazeiras, Antônio Fernandes, e professores da instituição. “Saúde é o clamor da população dessa região há tempos. Uma grande conquista foi a criação do curso de Medicina e os outros cursos da área que foram instalados no campus em Cajazeiras. Agora estamos vislumbrando uma aspiração não apenas da instituição, mas de toda a comunidade, que é a construção do novo HU”, declarou o reitor.  

    Atuação da Ebserh

    O projeto está sendo acompanhado por representantes da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh e por técnicos da Unops, órgão ligado à ONU que firmou um acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e tem sido parceiro da estatal no desenvolvimento de projetos pilotos de hospitais universitários no país.

    Para a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a Ebserh e a Unops oferecem credibilidade ao projeto. A parceria permite o desenvolvimento de metodologias para a construção de novos hospitais filiados à Ebserh, levando em conta questões como sustentabilidade e humanização do espaço hospitalar.

    Desde dezembro de 2015, o HUJB é um dos hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas 39 unidades filiadas.

    Imagens:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Autentificado como . Sair desta conta »

...

publicidade

// Cole o código do Google Analytics aqui